
Psicogerontologia:
O psicólogo atuando no processo de reabilitação cognitiva de pacientes.




Qual a diferença de Reabilitação Neuropsicológica e Psicologia de Reabilitação? A Psicologia de Reabilitação trata de um procedimento clínico psicoterápico voltado àqueles que apresentam reações emocionais disfuncionais diante da ocorrência de uma lesão instalação de uma deficiência. A Reabilitação Neuropsicológica trata de um procedimento destinado a pacientes com demanda cognitiva e neurocomportamental oriunda de lesão encefálica adquirida e /ou doenças neurodegenerativas.
A cognitiva visa proporcionar ao paciente e seus familiares o manejo e contorno, de modo a tentar superar a deficiência instalada, resultado da lesão neurológica. Procura focar nas funções cognitivas através de treinos.
A neuropsicológica possui maior abrangência, procura tratar os déficits cognitivos, com o objetivo de causa comportamental, emocional e auxiliar na melhora do paciente e sua qualidade de vida (PONTES; HÜBNER, 2008).


Conheçam as principais indicações da
Crâniopuntura Chinesa
Distúrbios psicoemocionais
Distúrbios visuais, nasais e auditivos
Dores de cabeça, tontura/vertigem e distúrbios do equilíbrio
Transtornos mentais
Paralisias
Afasia (falta da linguagem) de origem cerebral
Alguns estudos têm...
demonstrado que a Craniopuntura Chinesa contribui de forma significativa na redução do nível de intensidade e controle de alterações como zumbido, crises convulsivas e dores em geral. Demonstra bons resultados no restabelecimento das funções orgânicas afetadas por doenças cardiovasculares como o AVC, contribuindo para melhora ou diminuição das sequelas motoras como hemiparesia, hemiplegia, alterações sensórias, alterações da fala, redução da espasticidade e da qualidade de vida.
Pensando na qualidade de vida, em especial a obesidade, a diminuição da ansiedade e redução de estresse são também benefícios desta técnica da Medicina Tradicional Chinesa.
Mais Indicações para a Crâniopuntura Chinesa:
Algias nos membros e região lombar
Enurese (perda involuntária da urina)
Contraindicações: Pacientes que tiveram AVC, esperar estabilizar o quadro; evitar fazer em pacientes com insuficiência cardíaca
Atendimento HomeCare com intermediação
a familiares ou responsáveis

Padronizada mundialmente pela Organização Mundial de Saúde em 1989, a craniopuntura chinesa baseia‐ se na distribuição funcional do córtex cerebral; não há pontos, e sim áreas do escalpe localizadas sobre áreas funcionais do cérebro. A Crâniopuntura Chinesa foi descoberta na década de 70 pelo neurocirurgião Chinês Chiao Shun Fa médico do Hospital do Povo no norte da China.
Ao buscar melhores resultados para o tratamento de sequelas neurológicas, o Dr. Chiao Shun Fa começou a fazer pesquisas em que estimulava pontos do couro cabeludo por ter maior proximidade com o córtex cerebral do que os pontos sistêmicos da acupuntura por acreditar que teria mais rapidez sobre as doenças cerebrais.